Qualificação possibilita recebimento de recursos federais para custeio da unidade
Águas Lindas de Goiás, [Agorsto. 19.22] – A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Mansões Odisséia alcançou um marco importante ao ser habilitada como unidade de porte III, conforme a Portaria nº 3.286 publicada pelo Ministério da Saúde, em 16 de agosto, no Diário Oficial da União. Essa qualificação permitirá que a UPA receba recursos federais para custeio do atendimento de urgência e emergência, beneficiando a população de Águas Lindas de Goiás.
A diretora-geral da UPA Mansões Odisséia, Narita Brito, destacou que a habilitação é resultado das melhorias implementadas pela gestão compartilhada entre o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania e a Prefeitura local. Ela ressaltou as adequações na estrutura física, a implementação de soluções tecnológicas e a qualificação das equipes assistenciais como fatores que contribuíram para essa conquista. “O resultado tem sido comprovado por uma assistência mais eficiente, segura e humanizada”, afirmou Narita.
O prefeito de Águas Lindas, Lucas Antonietti, comemorou o feito após 1 ano e 8 meses de esforços. Ele ressaltou a união de forças para habilitar a UPA e destacou que a qualificação permitirá receber recursos do governo federal, aliviando os custos bancados pelo município. “Até agora, todo o custo foi bancado pelo município. Lá estamos atendendo além de moradores de Águas Lindas, de outras diversas cidades e do Distrito Federal”, afirmou o prefeito.

Para atingir a habilitação, a UPA Mansões precisou cumprir critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como abrangência para uma população entre 200 mil e 300 mil habitantes, além de garantir nove médicos no atendimento diário, sendo cinco no período diurno e quatro no noturno. Somente este ano, a unidade já realizou mais de 64 mil atendimentos.
Satisfação do Usuário e Modernização Tecnológica
A qualidade do serviço oferecido pela UPA Mansões Odisséia reflete-se na satisfação dos usuários. Em julho de 2022, a unidade alcançou mais de 97% de satisfação, conforme avaliações registradas pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). A empresa WeDo, responsável pelo SAU, atua de forma autônoma, proporcionando uma avaliação externa isenta da unidade.
George Lopes da Silva, diretor do Hospital Bom Jesus, atribui o sucesso à implementação de um trabalho de equipe focado na humanização do atendimento. Ele destacou que a missão é oferecer um tratamento cada vez mais humanizado por meio de uma equipe multidisciplinar.
A modernização da UPA Mansões incluiu a implementação de ferramentas que agilizam e tornam mais eficientes os atendimentos. O sistema de Classificação de Risco, por exemplo, passou por melhorias, com a emissão automática de senhas a partir de um painel eletrônico de chamada de paciente e triagem. Isso resultou na redução de filas e tempo de espera.
Outras inovações tecnológicas envolvem o eletrocardiograma com monitoramento remoto, proporcionando laudos especializados em até dez minutos, e o totem de autoatendimento com reconhecimento facial, que automatiza processos e integra sistemas para melhor gestão, acesso e monitoramento dos usuários.

A UPA Mansões Odisséia também investiu em novos equipamentos de radiologia, garantindo maior agilidade e precisão diagnóstica. A manutenção preventiva do parque tecnológico tornou-se parte da rotina da unidade, assegurando o bom funcionamento dos equipamentos e a continuidade dos serviços.
Sobre a UPA Mansões Odisséia
Localizada na região central de Águas Lindas de Goiás, a UPA Mansões Odisséia atende ininterruptamente em regime 24 horas, inclusive em feriados e fins de semana. Classificada como porte III, a unidade acolhe prioritariamente as ocorrências de saúde dos moradores de mais de dez bairros do município, oferecendo atendimento nas áreas de Clínica Médica e Pediatria.
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