CNA Discute sobre o Arco Norte e Avalia Novo PAC

Projetos sobre Arco Norte deu o que falar!

A Comissão Nacional de Logística e Infraestrutura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) reuniu-se no dia 12 de setembro por plataforma on-line, para abordar temas cruciais como o Terminal Portuário de Alcântara (TPA), a estrada de ferro do Maranhão (EF-317) e o recém-lançado Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal.

Mario Antonio Pereira Borba lider da Comissao e da Federacao da Agricultura e Pecuaria da Paraiba Faepa

A reunião, presidida por Mario Antônio Pereira Borba, líder da Comissão e da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), teve a condução técnica de Elisangela Pereira Lopes, assessora da CNA, que destacou a urgência de uma infraestrutura capaz de acompanhar o crescimento do setor agropecuário.

Elisangela ressaltou o expressivo aumento das exportações de soja e milho pelos portos do Arco Norte nos últimos 10 anos, que praticamente dobraram a produção e triplicaram as exportações. No entanto, apontou a falta de infraestrutura para suportar esse crescimento e a necessidade de investimentos em projetos como o TPA e a EF-317, especialmente nos estados do Mato Grosso, Maranhão, Piauí, Bahia e Tocantins.

TPA

Paulo Salvador, diretor executivo da Grão Pará Multimodal, apresentou o projeto da estrada de ferro do Maranhão, uma iniciativa vital para transformar a logística do Arco Norte. Com um TPA com profundidade de 25 metros e uma ferrovia EF-317 de 520 km, o projeto visa reduzir os custos de transporte em até U$S 15 por tonelada para produtos destinados à Ásia.

Elisangela Pereira Lopes assessora da CNA

Elisangela expressou o apoio da CNA ao projeto, destacando sua importância para os estados da região e se colocando à disposição para contribuir com sua implementação. O secretário de Desenvolvimento do Maranhão, José Reinaldo Carneiro Tavares, também participou da reunião, trazendo considerações sobre os benefícios socioeconômicos do projeto para o estado e a região.

Os participantes da reunião também analisaram os impactos e projeções do Novo PAC. Luis Henrique Baldez, presidente executivo da Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (Anut), apresentou os principais pontos do programa, com foco em infraestrutura e logística. Ele destacou a necessidade de aumentar os investimentos nas ferrovias para acompanhar a crescente demanda do mercado, especialmente diante da redução da participação desse meio de transporte nas exportações de soja e milho.

Luis Henrique Baldez presidente executivo da Associacao Nacional dos Usuarios do Transporte de Carga Anut

Ao apresentar os blocos temáticos do Novo PAC, Baldez destacou as previsões de investimentos, mas também apontou para algumas lacunas no programa, como a falta de foco em armazenagem e custo regulatório. Ele enfatizou a importância de adaptações, incluindo a definição de obras prioritárias, a especificação de investimentos por projeto e a escolha do modelo de parceria público-privada.

A CNA, em parceria com as federações, está realizando uma avaliação dos 594 projetos do PAC para determinar a prioridade no setor agropecuário. Elisangela enfatizou que muitas obras em rodovias, ferrovias e hidrovias foram consideradas relevantes, mostrando que realmente precisa investir pesado nessa infraestrutura.

No encerramento da reunião, Lucas Araújo, assessor técnico da CNA, apresentou o Sistema Painel, uma plataforma com informações sobre as principais cadeias da agropecuária do Brasil, focada em dados econômicos, agrícolas e pecuários. Ele destacou que a ferramenta está disponível para todos os estados mediante adesão.

A CNA segue atuante, debatendo e buscando soluções para impulsionar a infraestrutura agropecuária do Brasil. Que venham mais encontros produtivos como este!

Fonte: CNA.

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Redação http://twaspas.com.br

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