No mês de julho 2024, Promovido pelo Instituto IJEX, o primeiro encontro empresarial da CPLP foi um sucesso, gerando valor e acordos de colaboração Internacional.


Imagine uma semana inteira dedicada a explorar novas oportunidades de mercado, construir parcerias e fortalecer laços comerciais entre países que compartilham um idioma comum. De 8 a 13 de julho, essa visão se tornou realidade em Brasília, durante o 1º Encontro de Cultura e Negócios dos Países de Língua Portuguesa, promovido pelo Instituto do Jovem Exportador (Ijex). Empresários, representantes governamentais e políticos se reuniram para discutir e impulsionar a integração comercial entre as nações lusófonas. Um dos pontos altos do evento aconteceu na quinta-feira (11), com uma recepção deslumbrante organizada pelo escritório Valadares, Coelho, Leal & Advogados no Lago Sul, carinhosamente apelidada de “The Match”. E o segundo ocorreu na feira de exposição, no Sebraelab, visando expandir as fronteiras internacionais das empresas brasileiras.
Novos Horizontes e Oportunidades de Mercado
Alex Valadares, sócio-fundador do escritório anfitrião, destacou o crescimento do Direito Internacional e as imensas oportunidades geradas pela integração digital global. “A facilidade de comunicação em português é uma vantagem competitiva que precisamos explorar ao máximo”, afirmou Valadares.
África no Centro das Atenções
Rui Mucaje, conselheiro do Ijex e presidente da AfroChamber, trouxe um foco especial para o mercado africano. “Estamos falando de 1,4 bilhão de pessoas e de um continente aberto ao Brasil”, ressaltou Mucaje, que há mais de 40 anos promove a integração Brasil-África. Sua mensagem foi clara: as pequenas e médias empresas brasileiras têm um vasto território a conquistar.
A Dimensão Global da CPLP
Ronan Pires, presidente do Ijex, enfatizou a importância estratégica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). “A capacidade de acessar mercados diversos através do idioma português é imensa”, afirmou Pires. Ele também destacou como a integração lusófona pode facilitar a entrada em mercados como o chinês, utilizando Macau como porta de entrada.
O encontro começou na segunda-feira (08-07) com uma série de painéis, palestras, rodadas de negociação e atividades culturais, incluindo uma visita inspiradora ao Planetário de Brasília. A semana intensa culminou no sábado (13-07) com um almoço de confraternização, onde o tradicional churrasco brasileiro foi o destaque.
Impacto da CPLP no Comércio Brasileiro

Segundo a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), os nove países da CPLP representam o 14º destino mais frequente para produtos brasileiros. Com uma população total de mais de 270 milhões de habitantes espalhados por quatro continentes, a CPLP oferece um vasto mercado a ser explorado. “Precisamos ser ousados e bem-informados para a internacionalização,” reforçou Pires, alinhando-se aos objetivos centrais do encontro.
Lançamento de Plataforma de Negócios
Ao longo das conversas, painéis e apresentações, foi comentada acerca de uma plataforma inovadora de negócios, criada para facilitar a troca de ideias e o acesso a informações e investimentos. Por meio desta plataforma, empresários poderão agendar reuniões com a comunidade internacional presente em Brasília, concentrando a rede internacional de negócios lusófonos. Algo disruptivo e inovador no meio comercial entre Comex.
Feira de Exposição no Sebraelab
Este espaço proporcionou um ambiente ideal para empresários brasileiros e representantes dos países lusófonos estreitarem laços, promoverem networking e fortalecerem as relações comerciais e culturais.
Importância Estratégica do Comércio Exterior

Janaína Batista, diretora do Departamento de Promoção das Exportações, Cultura Exportadora e Facilitação do Comércio do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), enfatizou a importância estratégica do comércio exterior para o crescimento econômico do Brasil.
Ela destacou que, além de possuir um vasto mercado interno, o Brasil se destaca por sua vocação exportadora, comprovada por estudos que indicam que as empresas exportadoras geram mais empregos, demandam mão de obra mais qualificada e oferecem melhores salários. Essa visão reforça a política pública de ampliar o acesso ao comércio exterior, beneficiando um número maior de pessoas e empresas.

Análise Técnica do Encontro CPLP por Dário Camal
Dário Camal, atual presidente do Pelouro da Cooperação Internacional e Relações Institucionais da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), em entrevista ao CEO da Empresa Convecty Partners Group, apresentou uma visão técnica sobre o impacto do primeiro encontro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que contou com a participação integral de seus membros.
Camal sublinhou que o evento foi significativamente fortalecido pelo apoio diplomático das embaixadas na cerimônia de abertura e encerramento, evidenciando a aliança dos governos da CPLP com os objetivos econômicos e diplomáticos visados pela juventude e pelos exportadores dos países lusófonos. Ele destacou a importância de se utilizar o jovem exportador como uma plataforma eficaz de diplomacia econômica, crucial para o fortalecimento das relações econômicas entre esses países.
Pontos favoráveis Abordados sobre o Encontro.

Dário Camal destacou várias áreas estratégicas essenciais para o sucesso da cooperação CPLP:
- Troca de Experiências: Enfatizou a importância da troca de conhecimento e práticas entre os membros.
- Transferência de Conhecimento: Ressaltou a necessidade de compartilhar tecnologias e inovações.
- Divulgação de Produtos e Serviços: Indicou a promoção de mercados internos e externos como chave para o crescimento.
- Reflexão sobre Cooperação Comercial, Diplomática, Política e Econômica: Enfatizou uma análise contínua para melhorar as relações bilaterais e multilaterais.
Impacto Econômico e Cultural

Camal observou que a CPLP possui uma base cultural e linguística comum que pode ser uma ferramenta poderosa para beneficiar as economias e sociedades dos países membros. Ele mencionou que países como Moçambique, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Brasil, Timor-Leste e Angola possuem recursos e posições geoestratégicas que, se bem exploradas, podem resultar em benefícios mútuos significativos.
Podemos concluir que
O 1º Encontro de Cultura e Negócios dos Países de Língua Portuguesa, promovido pelo Instituto Jovem Exportador – IJEX, não realizou somente um evento, mas um catalisador para o desenvolvimento sustentável e a expansão internacional das empresas participantes.
Mediante networking estratégico e uma troca rica de conhecimentos, ficou claro que uma abordagem global é fundamental para o crescimento dos negócios brasileiros. Destacamos os parabéns à Empresa IJEX pela coragem, iniciativa e capacidade técnica favorável para a realização de um evento com tamanha importância para o País.

E que venha o próximo!
A Redação.
[…] simpatia e cordialidade, traços marcantes de sua personalidade. Em Brasília, participou de um evento dedicado aos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), onde sua presença foi […]
[…] obras que já conquistaram espaço no mercado literário brasileiro, na participação da escritora no 1° Encontro de Cultura e Negócios dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Brasília – […]